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Pages implementa programa de gestão sustentável escolar em nove municípios do Maranhão

Os PGIS Escolares são instrumentos de planejamento e repasse de recursos para as associações das famílias dos centros de formação por alternância, ...

21/06/2024 às 23h15
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
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- Pages implementa PGIS Escolar em nove municípios do Maranhão (Foto: Divulgação)
- Pages implementa PGIS Escolar em nove municípios do Maranhão (Foto: Divulgação)

O Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages) iniciou, em maio, a elaboração colaborativa dos Planos de Gestão Integrada e Sustentável (PGIS) Escolar, com o objetivo de fortalecer a educação no campo no Maranhão. Beneficiando Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e Casas Familiares Rurais (CFRs) em Santa Luzia, Bela Vista do Maranhão, Grajaú, Zé Doca, Presidente Médici, Bom Jesus das Selvas, Açailândia, Pio XII e Alto Alegre do Pindaré, o projeto mobiliza mais de 500 alunos do ensino médio técnico em agropecuária, onde 43% são mulheres e 100% jovens.

As atividades incluem oficinas de diagnóstico participativo, inspeções das instalações e a escolha dos PGIS Escolares, focando em eixos de fortalecimento produtivo, melhoria da infraestrutura e tecnologias sociais, alinhados às necessidades de cada instituição. “Receber o Pages na nossa escola é muito importante, tanto para nós, que estamos aqui agora, quanto para os futuros alunos. Acredito que o projeto trará melhorias significativas, especialmente na área de estufa e irrigação, que é a minha favorita”, afirma Ina Isabele, aluna do 9º ano da Escola Família Agrícola João Evangelista de Brito, em Pio XII.

Mais de 30 atividades produtivas foram identificadas em cada escola e casa, das quais serão eleitas as prioritárias para execução, sobretudo, para fortalecer os sistemas produtivos agroecológicos já implementados em seus espaços educativos. Investimentos estão sendo planejados para a criação e manejo de pequenos animais (meliponicultura, avicultura, ovinocultura), implantação de sistemas agroflorestais, viveiros de mudas frutíferas e hortaliças, unidades de beneficiamento de frutas e casas de farinha.

Além disso, cerca de 36 tecnologias sociais foram mapeadas, incluindo energia solar, cisternas, fogão ecoeficiente, biodigestor, reutilização de água cinza e tanques de ferrocimento para aquaponia.

Os PGIS Escolares são instrumentos de planejamento e repasse de recursos para as associações das famílias dos centros de formação por alternância (EFAs e CFRs), melhorando as condições educativas e produtivas oferecidas à juventude rural do Maranhão.

Para Dione Freitas, coordenadora do Pages, a ação reflete o avanço do projeto na beneficiação das comunidades envolvidas. “Estamos empenhados em identificar as atividades produtivas e tecnologias sociais que beneficiarão nosso público-alvo. É prioritário que jovens e mulheres sejam impactadas positivamente pelo projeto. Estamos avançando gradativamente em todas as cidades contempladas”, afirma.

O Pages está atualmente na fase de sistematização das informações que comporão a estrutura dos PGIS Escolar, com posterior consolidação em diversas Casas e Escolas Familiares Rurais no Maranhão.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF), Bira do Pindaré, enfatiza a importância do projeto e do PGIS para o desenvolvimento do Maranhão. “O Pages é fundamental para o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades rurais. A implementação dos PGIS Escolares fortalece a educação e proporciona melhores condições de vida para nossos jovens, especialmente as mulheres. Este projeto não apenas melhora a infraestrutura escolar, mas também promove a preservação ambiental e a geração de renda, essenciais para o futuro do nosso estado", pontuou.

O PGIS Escolar contempla entre outras questões, a manutenção da paisagem (questão de planejamento dos espaços rurais), a preservação do meio ambiente (questão ecológica), a geração de renda para jovens e mulheres (questão social envolvendo ao mesmo tempo geração e gênero), a segurança na disponibilidade, acesso, utilização e estabilidade de alimento com qualidade e quantidade adequadas (segurança alimentar e nutricional) e a melhoria da qualidade da infraestrutura escolar.

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