Publicidade

Governo avança com mobilização do Planifica Maranhão na macrorregião Sul

43 cidades serão visitadas até 15 de março, com ações que estão sendo executadas pela gestão estadual em parceria com os municípios.

08/03/2024 às 21h06
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- 43 cidades serão visitadas até 15 de março, com ações que estão sendo executadas pela gestão estadual em parceria com os municípios (Foto: Divulgação)
- 43 cidades serão visitadas até 15 de março, com ações que estão sendo executadas pela gestão estadual em parceria com os municípios (Foto: Divulgação)

Durante a agenda de mobilização do Planifica Maranhão na macrorregião Sul, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) visitarão 43 municípios, até 15 de março. A ação faz parte da estratégia de expansão da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) no estado. A atividade teve início no dia 27 de fevereiro nos munícipios de Divinópolis, Montes Altos, Jenipapo dos Vieiras e Alto Parnaíba. 

A PAS consiste na reorganização dos processos de trabalho das unidades de saúde. O intuito é promover a integração das atenções Primária e Especializada, como forma de fortalecer a Atenção Básica, por meio da articulação com gestores, formação de profissionais, estruturação de processos e da integração efetiva de serviços.

O coordenador Estadual da Planificação no Maranhão, Luís Saulo Sousa Santos, destacou que a programação faz parte das ações que estão sendo executadas pela gestão estadual em parceria com os municípios. 

“Ao munir os gestores com conhecimentos sólidos sobre esse processo, é possível promover uma gestão mais eficaz, baseada em evidências e alinhada com as necessidades da comunidade. Assim, contribui, também, para a antecipação de desafios e a implementação de intervenções preventivas, promovendo a sustentabilidade e a efetividade dos sistemas de saúde”, pontuou.

Na agenda de mobilização do Planifica Maranhão na macrorregião Sul, equipes da Coordenação Estadual da Planificação, da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e da Unidade Regional de Saúde (URS) de Imperatriz realizam reuniões com os gestores municipais e demais equipes.

Na ocasião, são apresentadas as propostas do Planifica Maranhão e a metodologia para a Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). Com isso, são elaboradas estratégias, alocação de recursos, definição de metas e avaliação de resultados, com foco principal na otimização do desempenho dos serviços de saúde e atendimento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como parte da programação na macrorregião Sul, cerca de 36 municípios já foram visitados e 895 profissionais mobilizados, entre eles estão: Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, Grajaú, Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, Amarante, Buritirana, Campestre do Maranhão, Carolina, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Imperatriz, João Lisboa, Montes Altos, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso e Senador La Rocque, entre outros. 

"Nós recebemos essa notícia como algo maravilhoso que vem nos ajudar a melhorarmos o nosso trabalho no dia a dia. Acreditamos que será algo de fundamental importância para que nós possamos atender com muito mais qualidade todos os nossos usuários do município de Lajeado Novo. Temos somente a agradecer ao governo do estado", elogiou a coordenadora da Atenção Básica do município de Lajeado Novo, Cleia Mesquita. 

De acordo com a Coordenação Estadual da Planificação, da SES, a próxima etapa será a assinatura do Termo de Compromisso entre a SES/MA e as secretarias municipais de saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.