
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou durante todo o mês de outubro, nos centros socioeducativos localizados na Grande Ilha, Imperatriz e Timon e na sede administrativa, a campanha Outubro Rosa, deixando um legado de conscientização e apoio na luta contra o câncer de mama para toda a comunidade socioeducativa.
Neste período, foram realizadas muitas atividades com o objetivo de conscientizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, para que os participantes pudessem refletir sobre os resultados alcançados e os desafios que ainda persistem.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia destacou a importância da campanha. “Uma das principais mensagens transmitidas durante o Outubro Rosa é a importância da detecção precoce do câncer de mama. O autoexame das mamas, a mamografia e o acompanhamento médico regular são fundamentais para identificar possíveis alterações e iniciar o tratamento o mais cedo possível, aumentando as chances de cura. Além disso, a campanha também buscou desmistificar tabus e ressaltou a importância de se oferecer apoio emocional às mulheres que enfrentam o câncer de mama”, ressaltou.
Para chamar a atenção para a causa, foram realizadas algumas ações, em parceria com instituições como o o Sesc/MA, faculdades, entidades e organizações, além de profissionais da área da saúde para promover a conscientização sobre o câncer de mama com campanhas de informação, palestras, quiz integrativo e momentos de autocuidado.
Para a palestrante Geisa Cutrim, assistente social colaboradora do Sesc/MA, apesar dos avanços, ainda há desafios a serem enfrentados. “A falta de acesso a exames e tratamentos, a desinformação e o estigma em torno do câncer de mama são obstáculos que precisam ser superados. É fundamental que a conscientização e o apoio continuem ao longo do ano, não se limitando apenas ao mês de outubro”, pontuou.
Mín. 21° Máx. 35°